
No município de Normandia, em uma operação conjunta entre a Polícia Civil de Roraima (PCRR) e a Polícia Militar, duas motocicletas que haviam sido roubadas em Boa Vista nos anos de 2018 e 2020 foram apreendidas no mês de julho. Embora uma das motocicletas tenha sido restituída ao proprietário no dia 03, o processo de devolução enfrentou desafios devido à falta de atualização dos dados do proprietário.
O Delegado Titular da Normandia, Rodrigo Gomides, explicou que, apesar da apreensão dos veículos ocorridos há apenas um mês, a localização dos proprietários foi um processo que demandou tempo. A demora foi decorrente do fato de que os endereços e telefones dos donos não estavam atualizados nos registros, dificultando a comunicação e a devolução imediata das motocicletas.
Os dois veículos, uma motocicleta BROS 150 ESD, de cor vermelha, roubada em 2018, e outra motocicleta FAN 160 ESDI, de cor preta, roubada em 2020, foram apreendido em posse dos cidadãos guianenses GJI e AF na manhã do dia 06 de julho . A constatação de que ambos possuíam restrição de roubo/furto foi feita pelos policiais militares, o que levou à sua apreensão e à ação posterior para localizar seus verdadeiros proprietários.
O Delegado Rodrigo Gomides explicouu que, ao ser interrogado, GJI, que é tio de AF, afirmou ter comprado uma motocicleta FAN 160 ESDI por R$ 3.500,00, há aproximadamente três meses, em uma negociação com um brasileiro desconhecido no país vizinho, sem ter conhecimento de que o veículo possuía restrição de roubo/furto. Da mesma forma, AF disse que adquiriu uma motocicleta BROS, pelo mesmo valor, de um brasileiro na Guiana.
Ambos foram presos em flagrante pelo crime de receptação e as motocicletas passaram por perícias no Instituto de Criminalística.
O Delegado destacou a importância de manter os dados atualizados para facilitar a localização de proprietários de veículos roubados e furtados. Ele alertou como vítimas a manterem suas informações, especialmente de domicílio, atualizadas, pois, caso não sejam localizadas, os veículos podem ir a leilão pelo Poder Judiciário.
Mín. 25° Máx. 34°