Na manhã de hoje (20/10), a Polícia Federal deflagrou uma operação com o objetivo de investigar o armazenamento e compartilhamento de imagens e vídeos contendo cenas de abuso sexual infantil na internet. Sete suspeitos estão sob investigação, e durante a ação, três indivíduos foram presos em flagrante.
Mais de 30 policiais estão envolvidos na operação, que cumprem oito mandatos de busca e apreensão. Destes, seis estão sendo realizados em Boa Vista/RR, um em Sorocaba/SP e outro em Joaçaba/SC. As investigações foram realizadas no início do rastreamento de atividades suspeitas na internet.
Os envolvidos poderão responder por crimes de armazenamento e compartilhamento de imagens de abuso sexual de crianças e adolescentes, conforme o que estiver previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente. A soma das penas máximas para esses crimes pode chegar a 10 anos de prisão.
As investigações continuarão com a análise dos materiais apreendidos durante a operação. O objetivo é identificar eventuais vítimas retratadas nos arquivos e responsabilizar todos os usuários que atuam criminalmente na Internet.
Mín. 23° Máx. 36°