Terça, 01 de Julho de 2025

Seis homens são detidos com armas, municão e dinheiro no município de Amajari

Operação de perícia criminal em fazenda termina com prisões por porte ilegal de armas

03/10/2023 às 15h44 Atualizada em 03/10/2023 às 16h00
Por: Alencar
Compartilhe:
Foto: Divulgação/PCRR
Foto: Divulgação/PCRR

O desdobramento de uma ação destinada a realizar uma perícia criminal em decorrência de uma investigação policial, acabou resultando na condução de seis homens, sendo que dois deles foram presos em flagrante por posse e porte ilegal de armas e munições na tarde desta terça-feira, 03. A ação foi solicitada pela Delegacia de Pacaraima e contou com o apoio dos agentes do Grupo de Resposta Tática (GRT), quando se dirigiram a uma fazenda na gleba Ereu, em Amajari.

Segundo o delegado de Pacaraima, Francisco Araújo, ao chegarem ao local, as equipes se depararam com dois homens, identificados como F. N. G. N., de 22 anos, e D.R., de 19 anos, que estavam em um trator. Durante a revista pessoal, foi encontrado com o primeiro homem um revólver calibre 38, contendo quatro munições.

Continuando a operação, os agentes se dirigiram à casa da fazenda, onde a perícia deveria ser realizada, e lá encontraram mais quatro homens, identificados como F.N.G.F., de 68 anos, M.T.L.G.S., de 32 anos, A.M.S.S., de 17 anos, e G.G.B.S., de 44 anos. Embora nada de ilícito tenha sido encontrado durante a revista pessoal desses homens, quando questionados sobre o que havia dentro da casa, eles afirmaram que havia armas e munições.

De acordo com o delegado Francisco, F.N.G.F., avô de F. N. G. N., reivindicou a propriedade da maioria das armas e munições encontradas na casa, exceto a arma apreendida com o neto no trator. Ele alegou que havia adquirido todo o armamento de um garimpeiro há dois anos.

No interior da casa, as autoridades encontraram um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 28, 43 unidades de munição calibre 38, três cartuchos de calibre 20, um cartucho de calibre 28 intacto, 47 unidades de estojos deflagrados de calibre 38, 15 unidades de estojos deflagrados calibre 28, dois coldres, um bornal camuflado, duas caixas vazias de munição de calibre 38 especial, um aparelho de GPS, 19 unidades de marcação de pedra, quatro celulares, uma motosserra e uma quantia em dinheiro no valor de R$ 1.697,50, que foi identificada por F.N.G..F.S como referente à sua aposentadoria.

O delegado Francisco Araújo explicou que a solicitação de perícia no local surgiu no contexto de investigações relacionadas a um Boletim de Ocorrência, onde foi relatada a invasão da área em questão. Segundo o delegado, o homem que alega ser o proprietário das terras afirmou estar sofrendo ameaças de morte. "Após a abordagem, as equipes de perícia conseguiram concluir o trabalho que tinham ido realizar", afirmou o delegado.

Os seis homens foram conduzidos ao Departamento de Polícia Judiciária do Interior (DPJI), onde o delegado Francisco lavrou um Auto de Prisão em Flagrante (APF) contra F. N. G. N. por porte e posse ilegal de arma de fogo, e outro APF contra F.N.G.F. por porte e posse ilegal de arma de fogo. Após a conclusão dos procedimentos na delegacia, os demais envolvidos foram liberados para responder ao processo em liberdade, enquanto os dois presos em flagrante foram encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML) e, posteriormente, para a Custódia da PCRR, onde aguardarão para serem apresentados à Justiça.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários