Uma interrupção inesperada na rede elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN) causou a queda do fornecimento de energia elétrica, afetando significativamente os estados nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil. A anomalia também impactou partes do Sudeste, com exceção de Roraima, que registrou sem ocorrências de queda de energia.
Segundo informações divulgadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o incidente ocorreu por volta das 8h31, quando a interligação entre as regiões Norte e Sudeste foi desativada. As circunstâncias desse evento ainda estão sendo investigadas pelo ONS, que já está em ação para recuperar o fornecimento de energia afetado. Até o horário de 9h16, aproximadamente 6 mil MW já haviam sido restabelecidos.
A Neoenergia e a Equatorial, empresas que cuidam da distribuição de energia em diversas partes do país, também confirmaram a interrupção e os incentivos dela. O grupo Equatorial afirmou que o processo de normalização já foi iniciado em todos os estados sob sua administração, como Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Norte. A empresa destacou a colaboração com o ONS para restabelecer totalmente o atendimento e garantiu a confirmação do Esquema Regional de Alívio de Carga como medida preventiva.
A situação também gerou reações por parte do governo. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ordenou a criação de uma sala de situação para administrar o problema. A equipe ministerial está trabalhando intensamente para restaurar completamente o fornecimento de energia e apurar as causas do incidente.
A interrupção no fornecimento de energia, que impacta milhões de brasileiros em diferentes partes do país, realça a importância da infraestrutura elétrica e reforça a necessidade de ações preventivas para garantir um fornecimento confiável e contínuo de energia elétrica.
Mín. 23° Máx. 35°