Cinco pessoas, sendo duas mulheres e três homens, foram detidas em um garimpo ilegal localizado em Xitei, na Terra Indígena Yanomami, durante uma operação conduzida pelas Forças Armadas neste sábado (5). A ação resultou na apreensão de três armas de fogo, nove munições, 800 kg de cassiterita e sete gramas de ouro.
As prisões foram realizadas no âmbito da Operação Ágata Fronteira Norte, que visa combater atividades ilegais na região. Além das armas e minerais ilegais, os militares também apreenderam uma pequena quantidade de maconha e três recipientes de mercadoria, entre outros equipamentos.
Os detidos foram levados para Boa Vista, onde passaram por exames clínicos para verificar a integridade física e foram encaminhados para a sede da Superintendência da Polícia Federal na capital. A Terra Indígena Yanomami, em especial na região de Xitei, tem sido alvo de intensa presença de garimpeiros ilegais, chegando a vivenciar um ataque a tiros em 2022, que resultou no assassinato de um jovem indígena.
Desde o início da Operação Ágata Fronteira Norte, já foram contabilizadas 131 prisões, e estima-se uma redução de aproximadamente 95% nas atividades de garimpo ilegal, conforme informações fornecidas pela assessoria da operação.
Mín. 23° Máx. 31°