
A semana encerra com mais uma boa notícia para a educação municipal. O Prefeito Arthur Henrique entregou nesta sexta-feira, 30, mais uma unidade de ensino: A Escola Municipal Professor Ronilson Silva Nascimento, no bairro Araceli, com a oferta de 840 novas vagas, para atender alunos nas etapas de creche e pré-escola.
.jpg)
O prefeito Arthur Henrique destacou que investimentos contínuos em educação são prioridade da gestão municipal. “Já inauguramos quase 170 salas de aula em apenas cinco anos e agora estamos entregando, no início de 2026, quatro escolas novas. Além disso, 12 novas unidades já estão em fase de licitação, o que vai gerar mais de 10.500 novas vagas na Rede Municipal de Ensino”, afirmou.

Ele também destacou a importância da nova unidade para atender a demanda do bairro Araceli. “Essa é uma escola de educação infantil com 16 salas de aula para crianças de dois a cinco anos de idade. A procura por vagas nessa faixa etária é muito grande e estamos ampliando o atendimento com creche integral e parcial, com estrutura lúdica, colorida e pensada nos conceitos de primeira infância, estimulando o desenvolvimento em todos os ambientes”, completou.
Estrutura moderna e atendimento à primeira infância
A unidade foi construída com recursos próprios e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb). Conta com 16 salas de aula, bloco administrativo, bloco pedagógico para creche, bloco pedagógico para pré-escola, refeitório e quadra coberta.

A unidade ofertará 8 turmas de creche (sendo 4 em tempo integral) e 8 turmas de pré-escola, ampliando o atendimento na região. Durante a inauguração, também foram entregues kits de fardamento e material didático para os alunos da pré-escola.
Educação infantil como prioridade
A secretária adjunta de Educação e Cultura, Meiry Jane Gomes, ressaltou a importância da unidade para o desenvolvimento das crianças e o apoio às famílias. “Estar com essas crianças na escola é fundamental para o desenvolvimento. As famílias ganham tranquilidade para trabalhar sabendo que seus filhos estão recebendo educação de qualidade, em um ambiente confortável e com alimentação saudável”, destacou.

Ela também reforçou que a entrega marca um momento especial para a educação municipal. “Encerramos nesta sexta, 30, a 13ª edição da Semana Pedagógica, um evento tradicional que prepara nossos profissionais para o início do ano letivo, que começa na segunda-feira, 2. Foram cerca de 7 mil profissionais capacitados. Todas as escolas estão estruturadas, com material didático, alimentação e equipes preparadas para acolher nossas crianças com responsabilidade e carinho”, afirmou.
Gestão escolar e acolhimento da comunidade
O gestor da unidade, Marcos Silva, que assume o desafio após atuar na Escola Municipal Palmira de Castro Machado, destacou a expectativa para o início das atividades. “Essa comunidade aguardava muito essa entrega. A estrutura é inovadora, de primeiro mundo, com blocos específicos para creche e pré-escola. Vamos fazer história aqui”, afirmou.

Ele ressaltou que o início das aulas será marcado por acolhimento dos alunos e famílias. “Na segunda-feira já iniciamos o funcionamento e vamos fazer uma recepção calorosa, com dinâmicas e brincadeiras, acolhendo as crianças e as famílias da comunidade”, completou.
Educação em expansão
Na última quinta-feira, 29, o prefeito Arthur Henrique inaugurou a Escola Municipal de Tempo Integral José David Feitosa, no P.A Nova Amazônia, marcando o início do pacote de entregas na educação municipal em 2026.
.jpg)
Na oportunidade, ele também entregou 15 ônibus que atenderão 12 escolas indígenas e cinco do campo, ampliando a segurança e o acesso dos estudantes às unidades de ensino.
Outras escolas serão entregues nos próximos dias
A entrega da Escola Municipal Professor Ronilson Silva Nascimento integra o pacote de quatro novas unidades que ampliam o atendimento educacional na capital. Nos próximos dias, outras duas escolas serão inauguradas, proporcionando a geração de 3 mil novas vagas:
Mín. 23° Máx. 33°