Quarta, 28 de Janeiro de 2026

Prefeitura de Boa Vista incentiva autorregularização do ISS de 2021 junto a empresas do Simples Nacional

Ação da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento, Finanças e Tecnologia da Informação prioriza orientação e dispensa de multas

28/01/2026 às 10h35
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Boa Vista - RR
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Boa Vista - RR
Foto: Reprodução/Prefeitura de Boa Vista - RR

A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento, Finanças e Tecnologia da Informação (SMPOFTI), iniciou nesta semana uma operação de conformidade tributária que visa a autorregularização do Imposto Sobre Serviços (ISS) referente ao exercício de 2021.

A ação é conduzida pelo Departamento de Fiscalização de ISS e tem como foco empresas optantes do Simples Nacional que apresentaram inconsistências relacionadas ao ISS Retido na Fonte. O trabalho de inteligência fiscal identificou mais de 70 empresas com diferenças de alíquota em Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas (NFS-e) emitidas ao longo daquele ano.

De acordo com o levantamento, valores retidos na fonte por tomadores de serviços não constaram devidamente nas declarações apresentadas pelas empresas prestadoras, gerando divergências que agora estão sendo comunicadas aos contribuintes.

Autorregularização sem multa

Diferente de uma ação punitiva imediata, a SMPOFTI está priorizando a autorregularização espontânea, oferecendo aos contribuintes a oportunidade de ajustar suas informações com menor custo e sem aplicação de multas, como reforçou o secretário adjunto da SMPOFTI, Vivaldo Araújo.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Boa Vista - RR
Foto: Reprodução/Prefeitura de Boa Vista - RR
"Estamos dando às empresas a oportunidade de se regularizarem espontaneamente, evitando multas e o litígio administrativo", ressaltou o secretário adjunto da SMPOFTI, Vivaldo Araújo

“Adotamos uma postura orientativa e preventiva. Estamos dando às empresas a oportunidade de se regularizarem espontaneamente, evitando multas e o litígio administrativo. É uma ação que beneficia tanto o contribuinte quanto a administração pública”, destacou.

As empresas notificadas terão prazo de 60 dias para:

Retificar as declarações no PGDAS-D;

Efetuar o lançamento e o pagamento das diferenças apuradas ou fazer o parcelamento dos débitos.

Caso não haja manifestação dentro do prazo estabelecido, poderá ser lavrado auto de infração, com aplicação das penalidades previstas na legislação municipal.

Orientações aos contribuintes

As notificações serão enviadas formalmente aos estabelecimentos das empresas envolvidas e possuem caráter informativo. Caso o contribuinte não concorde com os dados apresentados, não é necessário apresentar recurso ou contestação neste momento.

Para esclarecimento de dúvidas ou para antecipar a regularização, os contribuintes podem procurar a Sala do Empreendedor, localizada na Rua Coronel Pinto, nº 188, Centro, ou buscar orientação junto ao seu contador de confiança para realizar os ajustes necessários nos sistemas SAATRI (www.boavista.saatri.com.br) e da Receita Federal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários