Quarta, 17 de Setembro de 2025

Paraisópolis 104 anos: biblioteca tem programação especial

A biblioteca do Instituto Pró-Saber SP oferece atividades especiais que celebram a cultura e a história de Paraisópolis

17/09/2025 às 17h57
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Nego Júnior
Nego Júnior

Setembro, 2025 - Em comemoração aos 104 anos de Paraisópolis e aos 6 anos da biblioteca comunitária, o Instituto Pró-Saber SP oferece uma programação especial para as crianças e jovens da comunidade com atividades que refletem sobre cultura, identidade, literatura e a história de Paraisópolis. 

Mais populosa do que 90% dos municípios do país, segundo o IBGE, Paraisópolis é a maior comunidade de São Paulo e a 3ª maior do Brasil. Neste mês de setembro, completa 104 anos. Além de um comércio intenso que aquece a economia local, a região é marcada por iniciativas sociais que transformam o território a partir da cultura e da educação. Entre elas está o Instituto Pró-Saber SP, que há mais de duas décadas desenvolve programas de leitura, brincadeira e protagonismo para crianças e jovens.

Em um país onde 6 em cada 10 brasileiros não têm o hábito de ler e 44% da população não lê nenhum livro por ano,  de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2024), o instituto se destaca por manter uma biblioteca infantojuvenil gratuita, aberta para toda a comunidade. O espaço registra uma média anual de mais de 30 mil empréstimos de livros, além de realizar atividades culturais recorrentes como contação de histórias, lançamentos e encontros com escritores renomados. Nomes como Itamar Vieira Júnior, Blandina Franco, José Carlos Lollo, Sidney Meireles, José Roberto Torero, Rodrigo Andrade, Silvana Rando, Eva Furnari e Lúcia Hiratsuka já passaram pelo espaço.

Paraisópolis em festa

Entre os dias 15 e 20 de setembro, a biblioteca receberá atividades que unem leitura, memória e criatividade. Haverá rodas de leitura de autores periféricos como César Obeid e Otávio Júnior, pesquisas sobre a história da comunidade, construção de uma maquete de LEGO de Paraisópolis, dinâmicas de ancestralidade, além da criação da música coletiva “Minha Quebrada”. A semana termina com a Batalha de Slam Pró-Paraisópolis e um quiz literário.

De 22 a 27 de setembro, a programação segue com uma mesa de destaque sobre personalidades de Paraisópolis, atividades reflexivas sobre como os jovens veem e gostariam de ver sua comunidade, contações de histórias com Banzo, além de roda de conversa com uma moradora antiga e um piquenique poético. O encerramento tem como destaque a Festa de Aniversário de Paraisópolis, recheada de poesia e leitura.

“Como a maior comunidade de São Paulo e a terceira maior do Brasil, Paraisópolis tem dimensão de cidade. Esse território é um polo de cultura, lazer e potência criativa. Por isso é fundamental fomentar atividades culturais que inspirem, formem leitores e fortaleçam o protagonismo das crianças e jovens.”, afirma Maria Cecília Lins, fundadora do Instituto Pró-Saber SP.

Paraisópolis: a nova Sobral

No Brasil, apenas 59,2% das crianças da rede pública foram alfabetizadas na idade correta em 2024. A meta do Ministério da Educação (MEC), estabelecida no Compromisso Nacional pela Alfabetização, é alcançar 80% até 2030. Em Paraisópolis, essa realidade já está em prática: nos últimos três anos, 84% das crianças atendidas pelo Instituto Pró-Saber SP foram alfabetizadas na idade correta.

O índice coloca a comunidade em pé de igualdade com o município de Sobral (CE), considerado referência nacional em educação e que atingiu 85% segundo o Indicador Criança Alfabetizada (ICA) do MEC. Segundo a fundadora Maria Cecília Lins, a principal ferramenta para atingir esses resultados é o incentivo à leitura desde cedo, ancorado na metodologia própria do Instituto, que tem a brincadeira e o protagonismo como pilares.

“Para que as pessoas leiam mais, não basta apenas ofertar o livro. É preciso criar estratégias para que a leitura se torne habitual e prazerosa. Por isso, criamos um material com dicas para que os educadores repliquem em seus territórios. Juntos, precisamos acompanhar o uso eficaz desses recursos, visando o desenvolvimento das crianças e criando uma rede potente em prol da alfabetização na idade certa”, destaca.

Programação:

Local: Biblioteca do Instituto Pró-Saber SP – Paraisópolis, São Paulo

Semana 1 – 15 a 20 de setembro

  • 15/09 (Segunda): Ciranda Literária, pesquisa sobre a história de Paraisópolis e mural de fotos antigas, roda de leitura “Meu Bairro é Assim” (César Obeid) e mesa de destaque com frases de Sérgio Vaz.
  • 16/09 (Terça): Ciranda Literária, exibição de reportagem do grupo Vaga Lume, roda de leitura “Da Minha Janela” (Otávio Júnior) e maquete de LEGO de Paraisópolis.
  • 17/09 (Quarta): Leitura compartilhada, jogo “Minhas Raízes e o Encontro da Minha Ancestralidade”, roda de leitura de textos de Sérgio Vaz, Esmeralda e Carolina Maria de Jesus, e construção da música coletiva “Minha Quebrada”.
  • 18/09 (Quinta): Leitura compartilhada, roda de leitura “Grande Circo Favela” (Otávio Júnior) e continuação da música coletiva.
  • 19/09 (Sexta): Final da Batalha de Slam Pró-Paraisópolis e Quiz Literário.
  • 20/09 (Sábado): Jogos e leitura (10h às 15h).

Semana 2 – 22 a 27 de setembro

  • 22/09 (Segunda): Ciranda Literária, continuação da música “Minha Quebrada” e mesa de destaque com personalidades de Paraisópolis.
  • 23/09 (Terça): Ciranda Literária, roda de leitura e atividade em grupo sobre como as crianças veem e gostariam de ver a comunidade.
  • 24/09 (Quarta): Contação de histórias com Banzo (às 10h e 15h).
  • 25/09 (Quinta): Jogo “Minhas Raízes e o Encontro da Minha Ancestralidade”, conversa com uma moradora antiga e piquenique poético.
  • 26/09 (Sexta): Poesias sobre o tema favela, Festa de Aniversário de Paraisópolis e Quiz Literário.
  • 27/09 (Sábado): Jogos e leitura (10h às 15h). 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários