O seguro viagem é obrigatório para brasileiros que viajam para a Europa, especificamente para os países que fazem parte do Tratado de Schengen. O Tratado permite a circulação entre os países membros, mas determina condições a fim de oferecer segurança aos turistas.
Dentre os países que exigem a modalidade, ganham maior destaque turístico a Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Polônia, República Tcheca, Suíça e Suécia.
De acordo com um estudo desenvolvido pela Hibou, mais da metade (53%) dos brasileiros planejava viajar em um período de 12 meses, e muitos deles para a Europa, como indicam os dados compartilhados pelo portal Panrotas.
A Europa (21%) é o terceiro destino mais desejado pelos entrevistados, ficando atrás apenas de viagens nacionais (55%) e estaduais (23%). O levantamento ouviu mais de 1,3 mil brasileiros a fim de descobrir quais são os destinos preferidos dos viajantes para viver novas experiências.
Rafael Turra, diretor operacional da Vital Card, destaca que muitos brasileiros ainda se perguntam quais são as exigências do Tratado de Schengen em relação ao seguro viagem e quais coberturas mínimas são exigidas.
“O Tratado de Schengen exige que viajantes de fora da Europa contratem um seguro viagem com cobertura mínima de EUR 30 mil para despesas médico-hospitalares. Esse valor é obrigatório para garantir que o visitante possa arcar com eventuais custos de saúde durante a estadia, sem depender dos sistemas públicos europeus”, explica o especialista.
Ele destaca que, caso o viajante não apresente um seguro viagem que atenda aos critérios exigidos à imigração de um país membro do Tratado, o turista pode ser impedido de entrar no país, mesmo tendo passagem e hospedagem confirmadas.
“Os agentes de imigração têm autoridade para barrar a entrada de quem não cumpre os requisitos do Tratado”, alerta.
Plano além das coberturas mínimas é recomendado
O diretor operacional da Vital Card ressalta que, além das exigências mínimas, outros tipos de cobertura podem ser recomendados para garantir mais tranquilidade durante a viagem.
“Recomendamos sempre um plano mais completo, com coberturas que vão além do mínimo”, frisa. Entre as coberturas extras mais importantes, o diretor lista as mais adquiridas na Vital Card:
Escolha da seguradora exige atenção
Turra conta que o viajante deve ficar atento a fim de identificar se um plano oferecido por seguradoras brasileiras é, de fato, aceito pelos países europeus. “O mais importante é verificar se o plano informa claramente que atende às exigências do Tratado de Schengen, com a cobertura mínima de EUR 30 mil para despesas médicas”, ressalta.
Planos de seguro para viagens a turismo, intercâmbio e negócios: o que muda?
De acordo com o especialista, é possível observar uma série de diferenças entre os planos de seguro voltados a viagens a turismo, intercâmbio ou negócios.
“Há diferenças importantes. Planos para intercâmbio, por exemplo, costumam ter cobertura estendida”, ressalta.
“Já os planos para negócios podem incluir assistência para perda de voos de conexão, suporte em reuniões ou até cobertura para equipamentos profissionais. O plano deve ser escolhido conforme o perfil da viagem”, acrescenta o diretor.
No caso de viagens longas ou múltiplas entradas em diferentes países europeus, há recomendações específicas em relação ao tipo de seguro contratado.
“Nesses casos, é ideal escolher seguros com cobertura por toda a duração da estadia, sem a necessidade de renovação no meio do caminho. Além disso, recomendamos verificar se o seguro cobre todos os países visitados, mesmo fora do espaço Schengen, e se há cobertura para retorno antecipado ou prolongamento de estadia”, completa Turra.
Contratação com antecedência
“Não deixe para a última hora: contratar com antecedência permite comparar opções com calma e entender o que está incluso”, ressalta o diretor operacional da Vital Card.
Para Turra, vale priorizar seguradoras com atendimento no Brasil e suporte 24h no exterior, de preferência em português. “E lembre-se: o seguro é um item obrigatório, mas também essencial para a sua segurança durante a viagem”, conclui.
Para mais informações, basta acessar: https://www.vitalcard.com.br/
Mín. 22° Máx. 32°