O Senado aprovou nesta quarta-feira (20) a indicação de Lorena Pozzo para o cargo de diretora de instalações radioativas e controle da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN). A indicação ( MSF 85/2024 ), feita pela Presidência da República, recebeu 40 votos favoráveis, três contrários e uma abstenção.
Lorena é pesquisadora do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e atua como coordenadora do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do instituto. A indicada participou da atualização da norma técnica que define os requisitos de radioproteção em medicina nuclear e contribuiu para o desenvolvimento do sistema de proteção radiológica do Instituto do Coração (InCor).
Durante a sabatina, feita pela Comissão de Infraestrutura (CI) nesta quarta-feira (20) pela manhã, ela falou sobre o trabalho que pretende desenvolver no novo cargo.
— Firmo aqui meu compromisso de trabalhar para que a ANSN seja um vetor de desenvolvimento econômico e social para o país, sempre com foco na segurança da população e do meio ambiente — declarou.
Em Plenário, a aprovação da indicação foi defendida pela senadora Soraya Tronicke (Podemos-MS).
Mín. 23° Máx. 33°