Domingo, 27 de Julho de 2025

Hoje é Dia: combate ao tráfico de pessoas e primeira infância em foco

Confira as principais datas da semana entre 27 de julho e 2 de agosto.

27/07/2025 às 06h33
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
© Wilson Dias/Agência Brasil
© Wilson Dias/Agência Brasil

Começamos esta edição com uma efeméride de especial importância, dada a gravidade do tema. A data de 30 de julho marca o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas , instituído pela ONU em 2013. Trata-se de um dos piores crimes que existem, porque está relacionado à exploração sexual, ao trabalho escravo, à remoção de órgãos, à adoção ilegal e outras práticas ilícitas. O Relatório Global Sobre Tráfico de Pessoas 2024 revela que o problema aumentou 25% após a pandemia de covid-19. Foram mais de 202 mil pessoas traficadas entre 2020 e 2023, e mulheres e meninas foram as maiores vítimas. Este foi o foco desta reportagem da Agência Brasil . Falando especificamente do problema no território brasileiro, aqui os homens negros são os mais afetados, sendo vítimas de trabalhos análogos à escravidão, como mostra essa reportagem da Radiogência Nacional , de 2024. E a TV Brasil exibiu uma série de reportagens mostrando que o tráfico de pessoas é a terceira maior atividade ilícita do mundo e que alimenta o mercado internacional da exploração sexual. Material que pode ser conferido no Repórter Brasil .

Julho Amarelo

O dia 28 de julho é o Dia Mundial de Combate à Hepatite . A data, instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é o ápice da campanha Julho Amarelo , de prevenção das hepatites virais, doenças que podem evoluir para cirrose hepática e câncer de fígado. A OMS alerta que as hepatites matam 3,5 mil pessoas por dia no mundo (cerca de 1,3 milhão por ano), como mostra esta reportagem da Agência Brasil , de 2024. Neste outro texto , a Agência explica que no Brasil o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente vacinas para as hepatites A e B, além de tratamento para as todas as formas da doença. Aliás, os tipos e tratamentos foram abordados no Tema Livre, da Rádio Nacional , em 2015. Já a TV Brasil falou sobre a importância do diagnóstico precoce nesta edição do Repórter Brasil Tarde , exibida em 2022.

Primeira infância

O Agosto Verde - Mês da Primeira Infância , começa no dia 1º. A campanha foi criada no Brasil por lei específica em 2023, como explica a Agência Brasil nesta reportagem. A chamada primeira infância vai dos zero aos seis anos e é considerada um dos momentos mais importantes do desenvolvimento humano. Por este motivo, especialistas alertam que o período deve ser prioridade na destinação de recursos públicos . Nesse sentido, o Brasil criou em 2016 o Marco Legal da Primeira Infância. Mas, passados oito anos, a lei ainda enfrenta grandes desafios para garantir a construção de políticas prioritárias destinadas aos pequenos, como mostra esta reportagem da Radioagência Nacional , de 2024. A boa notícia é que o programa Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para menos de 7%, desde a sua criação. Notícia que ganhou destaque nesta edição de 2024 do Repórter Brasil, da TV Brasil .

Ainda no âmbito da primeira infância temos também o Agosto Dourado , que começa no dia 1º com o Dia Mundial da Amamentação . A campanha incentiva e ressalta os benefícios do leite materno para bebês de até dois anos de idade. A mobilização envolve mais de 120 países, como explicou a Agência Gov em 2023 e a Radioagência Nacional , em 2024. No Brasil, estudos realizados no ano passado mostram que a prevalência do aleitamento materno exclusivo entre crianças menores de seis meses era de 45,8%, índice considerado baixo. A meta do governo brasileiro com as campanhas de incentivo é chegar a 70% até 2030, como detalhou a Agência Brasil . Os benefícios do aleitamento materno foram destacados pela TV Brasil no Notícia DF , em 2018, e pela Rádio Nacional no Tarde Nacional , em 2023.

Cultura

Em 1º de agosto temos o Dia do Poeta de Literatura de Cordel , uma das mais conhecidas expressões da cultura nordestina, disseminada em todo o país. O gênero mistura tradições orais e escritas para trazer contos e poesia cantada e declamada. A arte é ofício e meio de sobrevivência para inúmeros cidadãos brasileiros, e foi declarada Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como mostra esta reportagem da Agência Brasil e esta edição do Fique Ligado, da TV Brasil , ambas de 2018. O país conta até com a Academia Brasileira de Literatura de Cordel, que existe há mais de 30 anos, como mostra esta reportagem da Radioagência Nacional , veiculada em 2023. O cordel surgiu no século 19, e, no início, era terreno exclusivo dos homens, mas hoje as mulheres ganham cada vez mais espaço como cordelistas. Este foi o tema desta edição do Caminhos da Reportagem , exibido pela TV Brasil em 2020.

E já que estamos falando de tradições nordestinas, outra manifestação cultural de destaque também é homenageada em 1º de agosto, com o Dia Nacional do Maracatu . A efeméride é recente. Foi criada no ano passado, como mostrou a Radioagência Nacional . A expressão artística tem Pernambuco como seu berço. O maracatu nação (ou do baque-virado) é considerado o mais antigo ritmo afro-brasileiro, e está presente principalmente na Região Metropolitana do Recife. Já o maracatu rural (ou do baque-solto) está associado ao ciclo canavieiro da zona da mata pernambucana. Este ano, o Brasil apresentou à Unesco a candidatura para que o maracatu nação se torne Patrimônio Cultural da Humanidade, como noticiou a Agência Gov , a Agência Brasil e o Repórter Brasil, da TV Brasil . A emissora, inclusive, dedicou uma edição do programa Expedições ao ritmo.

Esporte

No dia 2 de agosto de 1920, há 105 anos, o Brasil conquistava suas três primeiras medalhas em uma olímpiada, nos Jogos da Antuérpia, na Bélgica. A delegação brasileira, composta por 21 atletas, todos homens, marcou presença em cinco modalidades: tiro esportivo, natação, polo aquático, remo e saltos ornamentais. E foi no tiro que o país ganhou seu primeiro ouro, além de uma prata e um bronze, como lembra esta reportagem da Agência Brasil e o especial A Caminho dos Jogos , veiculado em 2016 pela Rádio Nacional , por ocasião dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Paixão nacional

Sextou! A gíria que se popularizou como sinônimo de empolgação pela chegada do final de semana se aplica ao Dia Internacional da Cerveja , que é celebrado sempre na primeira sexta-feira de agosto. Neste ano, a data cai no dia 1º do mês. A efeméride foi criada em 2007 na cidade norte-americana de Santa Cruz, na Califórnia, como forma de homenagear um bar local, e se expandiu para outros países. O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, e a produção artesanal tem se destacado no cenário nacional, como mostra esta reportagem do Repórter Brasil , da TV Brasil , de 2022, e esta da Agência Brasil , de 2017. E você sabe como a cerveja é feita? O processo foi explicado nesta reportagem da Radioagência Nacional , veiculada em 2020.

Confira a relação completa de datas do Hoje é Dia de 27 de Julho a 2 de Agosto de 2025.

Julho / Agosto de 2025

27/7

O personagem "Pernalonga" aparece na televisão pela primeira vez (85 anos)

28/7

Morte do jornalista esportivo, músico e escritor fluminense Rodrigo Rodrigues (5 anos)

Morte do músico fluminense Renato Barros (5 anos) - fundador e vocalista da banda Renato e seus Blue Caps

Dia Mundial de Combate à Hepatite - data instituída pela Organização Mundial de Saúde

Dia do Agricultor - a data foi criada em 1966 - em razão do centenário da fundação do Ministério da Agricultura - pelo então presidente da República, Juscelino Kubitschek

Morte do compositor, cravista, Kapellmeister, regente, organista, professor, violinista e violista oriundo do Sacro Império Romano-Germânico Johann Sebastian Bach (275 anos)

Morte do futebolista fluminense Jair Rosa Pinto (20 anos)

29/7

Nascimento do cantor e compositor baiano do estilo romântico bolero Anísio Silva (105 anos)

Lançamento do filme "Help!" pelo grupo "The Beatles" (60 anos)

Morte do cantor, compositor e ator capixaba Paulo Sérgio de Macedo (45 anos)

Fundação do jornal "O Globo" (100 anos)

30/7

Dia Internacional da Amizade - em 27 de abril de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas resolveu convidar todos os países membros a celebrarem o Dia Internacional da Amizade

Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - instituído pela ONU

Criação do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo (AACPG) (40 anos)

Nascimento do compositor e passista fluminense Aquiles Medeiros (100 anos)

Morte do compositor sergipano José Prudente de Carvalho, o Carvalhinho (55 anos)

Rubens Barichello conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 (25 anos)

Lançamento da missão Perseverance da NASA para estudar Marte (5 anos)

31/7

Morte do cineasta britânico Alan Parker (5 anos) - realizou uma série de filmes relacionados com a música, entre os quais, "Fame", em 1980; "Pink Floyd – The Wall", em 1982; " The Commitments ", em 1991; e "Evita", em 1996

Morte do compositor fluminense Francisco da Silva Fárrea Júnior, o Paquito (50 anos) - lançou grandes sucessos de carnaval e algumas de suas marchas e sambas tornaram-se clássicos de nossa música

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e AstraZeneca assinam acordo de parceria em vacina contra a Covid-19 (05 anos)

1/8

Nascimento do sociólogo francês Pierre Félix Bourdieu (95 anos)

Agosto Verde - Mês da Primeira Infância

Dia do Poeta de Literatura de Cordel

Dia Mundial da Amamentação - comemoração internacional criada em 1992 pela Aliança de Ação Mundial pró-amamentação, para ser festejada na data da abertura da "Semana Mundial do Aleitamento Materno". Promove o exercício da amamentação natural para bebês de até 2 anos de idade e combate a desnutrição infantil

Dia Nacional do Selo - dia da emissão do primeiro selo postal brasileiro

Dia Nacional do Maracatu

Dia Internacional da Cerveja - comemorada na primeira sexta-feira de Agosto, a data foi lançada em 2007 na cidade norte-americana de Santa Cruz na Califórnia, como uma forma de homenagear um bar local, e se expandiu para outros países

Primeira irradiação do Programa Calendário Kolynos, na Rádio Nacional (70 anos)

2/8

Morte do jornalista, crítico literário, ensaísta e romancista baiano Adonias Aguiar Filho (35 anos). Ele ocupou a Cadeira 21 da Academia Brasileira de Letras

O Brasil estreia nos Jogos Olímpicos da Antuérpia, conquistando suas primeiras medalhas (105 anos)

Lançamento do jornal fluminense "Gazeta de Notícias" (150 anos). O periódico introduziu uma série de inovações na imprensa brasileira, como o emprego do clichê, das caricaturas e da técnica de entrevistas, chegando a ser um dos principais jornais da capital federal durante a República Velha

*As datas são selecionadas pela equipe de pesquisadores do Projeto Efemérides, da Gerência de Acervo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) , que traz temas relacionados à cultura, história, ciência e personalidades, sempre ressaltando marcos nacionais e regionais. A Gerência de Acervo também atende aos pedidos de pesquisa do público externo. Basta enviar um e-mail para centraldepesquisas@ebc.com.br .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários