Sábado, 20 de Setembro de 2025

CCJ da Câmara aprova criação de protocolos de urgências cardiovasculares no SUS

Agora os senadores precisam analisar a proposta

30/05/2025 às 10h40
Por: Redação Fonte: Agência Câmara
Compartilhe:
INI-TEXT

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou projeto que prevê a criação de protocolos de atendimento para urgências cardiovasculares no Sistema Único de Saúde (SUS), com a adoção de medidas trombolíticas em unidades de pronto atendimento.

O tratamento trombolítico refere-se ao uso de medicamentos para desobstruir artérias bloqueadas durante um infarto e restaurar o fluxo sanguíneo. Segundo o texto, os critérios de segurança e eficácia do procedimento serão definidos posteriormente pelo órgão competente.

Por tramitar em [[g caráter conclusivo]], o projeto poderá seguir diretamente para análise do Senado Federal, sem precisar passar pelo Plenário da Câmara.

O texto aprovado foi a versão acatada anteriormente na Comissão de Saúde para o Projeto de Lei 5972/23, do deputado Rafael Simoes (União-MG). O relator na CCJ, deputado Mendonça Filho (União-PE), fez novos ajustes de técnica legislativa e ainda alterações para evitar questionamentos sobre a constitucionalidade da medida.

O projeto altera a Lei 14.747/23, que institui o mês de setembro como o mês de conscientização sobre as doenças cardiovasculares.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários