Quinta, 31 de Julho de 2025

Lula concede Ordem de Rio Branco a Eunice Paiva

Advogada é um dos símbolos da luta contra ditadura brasileira

28/05/2025 às 16h02
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu a Ordem de Rio Branco, de forma póstuma, a Eunice Paiva. A advogada é um dos símbolos da luta contra a opressão da ditadura brasileira e pela defesa dos direitos humanos. O decreto foi publicado, nesta quarta-feira (28), no Diário Oficial da União .

A história de Eunice ficou ainda mais célebre após a atriz Fernanda Torres tê-la interpretado no filme Ainda Estou Aqui , dirigido por Walter Salles. Ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro, o longa é uma adaptação do livro de mesmo nome escrito por Marcelo Rubens Paiva. Nele, o autor narra a história de sua família, centrada na luta da mãe logo após o desaparecimento do pai, o ex-deputado federal Rubens Paiva , levado por policiais em 1971, durante a ditadura militar brasileira.

O corpo de Rubens Paiva jamais foi encontrado e Eunice , por anos, buscou informações sobre o que realmente ocorreu com o marido. Somente 25 anos depois o Estado brasileiro reconheceu a morte do ex-deputado.

“A trajetória de Eunice Paiva é considerada exemplo de coragem na luta contra a opressão da ditadura e em favor de liberdades democráticas e dos direitos dos povos originários, causa a que também se dedicou. Seu percurso é visto como paradigma para os que buscam preservar e fazer avançar o Estado Democrático de Direito”, declarou a Presidência, em comunicado.A Ordem de Rio Branco foi instituída em 1963 para distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, além de estimular a prática de ações e feitos dignos de menção honrosa. O nome da honraria faz referência ao patrono da diplomacia brasileira, o Barão do Rio Branco.

Maria Lucrécia Eunice Facciolla Paiva (1929-2018) foi admitida na Ordem no grau de Comendador.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Em 8 de janeiro deste ano, o governo federal também criou o Prêmio Eunice Paiva de Defesa da Democracia . A distinção será concedida anualmente pelo Observatório da Democracia. A ideia é dar visibilidade a pessoas que tenham colaborado de forma notória, seja por atuação profissional, intelectual, social ou política, para a preservação, restauração ou consolidação do regime democrático no Brasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários