Quarta, 24 de Junho de 2026

Projeto obriga o SUS a fornecer monitor de glicose para diabéticos

A Câmara dos Deputados está discutindo o assunto

31/03/2025 às 13h34
Por: Redação Fonte: Agência Câmara
Compartilhe:
Renato Araújo/Câmara dos Deputados
Renato Araújo/Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei 323/25 prevê a distribuição gratuita no Sistema único de Saúde (SUS) de monitor contínuo de glicose para diabéticos. Pela proposta, o monitor deverá contar com sistema que permita o escaneamento constante dos níveis de glicose do paciente.

Em análise na Câmara, o texto é de autoria da deputada Renilce Nicodemos (MDB-PA).

De acordo com a parlamentar, os monitores modernos de glicemia são essenciais para o controle da diabetes. "Diferentemente dos tradicionais medidores de glicose, esses dispositivos são indolores, não invasivos e muito mais simples de usar, o que os torna extremamente adequados, inclusive, para crianças e adolescentes", explicou a deputada.

O Ministério da Saúde deverá determinar as regras para distribuir os monitores na rede pública.

Próximos passos
A proposta que tramita em caráter conclusivo será analisada pelas comissões de Saúde; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Boa Vista, RR
27°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 30°

29° Sensação
2.45km/h Vento
75% Umidade
100% (5.1mm) Chance de chuva
06h56 Nascer do sol
07h13 Pôr do sol
Qui 31° 23°
Sex 29° 23°
Sáb 31° 22°
Dom 29° 23°
Seg 29° 23°
Atualizado às 09h01
Economia
Dólar
R$ 5,21 +0,60%
Euro
R$ 5,91 +0,28%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 335,840,57 -2,65%
Ibovespa
169,896,72 pts -0.8%