O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, revelou em seu programa semanal na TV estatal uma nova parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para desenvolver um projeto agrícola de 10 mil hectares no país. Durante a transmissão, Simone Magalhães, dirigente do MST, afirmou que o objetivo é ampliar a produção para até 100 mil hectares. Maduro elogiou o movimento brasileiro, destacando sua "experiência altamente bem-sucedida".
Jorge Arreaza, ex-vice-presidente e atual secretário-executivo da Aliança Bolivariana (Alba), também comentou a importância da colaboração, aproveitando para criticar o atual governo brasileiro, mencionando que o presidente Maduro está cumprindo um projeto sonhado pelo comandante Hugo Chávez e o MST, em parceria com o governo brasileiro da época.
Recentemente, Maduro e aliados têm criticado nações, como o Brasil, que pedem a divulgação das atas eleitorais da última eleição presidencial venezuelana. Propostas de novos pleitos ou formação de um governo de coalizão feitas por líderes como Gustavo Petro, da Colômbia, e o presidente Lula foram rejeitadas por Caracas, com Maduro defendendo a soberania nacional sobre os assuntos internos. Até o momento, o Palácio do Planalto não se pronunciou sobre o tema.
Mín. 22° Máx. 32°