Segunda, 22 de Julho de 2024
Publicidade

Comissão de Educação aprova Dia do Físico e Dia das Ciências Aeronáuticas

A Comissão de Educação (CE) aprovou por unanimidade dos presentes, nesta terça-feira (21), projetos que criam o Dia Nacional do Físico e o Dia Naci...

21/11/2023 às 13h28
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
Amin (centro) elogiou as homenagens aos físicos e às ciências aeronáuticas - Foto: Pedro França/Agência Senado
Amin (centro) elogiou as homenagens aos físicos e às ciências aeronáuticas - Foto: Pedro França/Agência Senado

A Comissão de Educação (CE) aprovou por unanimidade dos presentes, nesta terça-feira (21), projetos que criam o Dia Nacional do Físico e o Dia Nacional das Ciências Aeronáuticas. Os senadores acataram os relatórios do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), sem emendas, aos Projetos de Lei (PL) 3.441/2021 e 574/2020 . A ser comemorado no dia 19 de maio, o Dia do Físico foi proposto pela Câmara dos Deputados e agora irá à sanção presidencial, salvo se no mínimo um décimo dos senadores solicitarem análise em Plenário.

Designado relator adhoc, o senador Esperidião Amin (PP-SC) homenageou os profissionais da área. Segundo o senador, a física se relaciona com diversas outras disciplinas como engenharias, matemática e ciências humanas.

— A física está presente em absolutamente tudo o que fazemos. Ela nos propiciou avanços, conquistas e inventos como o telescópio Hubble, laser, transístor, usos de energia nuclear, os circuitos eletrônicos e a ressonância magnética. (...) A relevância dos serviços prestados à nação por esses importantes profissionais, que concorrem para o engrandecimento do nosso País, certamente justificam a instituição de uma data nacional em sua homenagem.

Aeronáutica

Já o Dia das Ciências Aeronáuticas foi proposto pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF) para ser celebrado anualmente em 8 de agosto. O projeto irá para análise dos deputados, exceto se pelo menos nove senadores exigirem tramitação no Plenário.

Amin apontou que a data foi escolhida em razão dos feitos do padre brasileiro Bartolomeu Lourenço de Gusmão.

— Em 8 de agosto de 1709, diante do rei D. João V, foi realizada a primeira experiência pública bem-sucedida com um aeróstato, ou seja, um balão ou dirigível a ar quente. O luso-brasileiro [Padre Bartolomeu], natural da cidade de Santos, recebeu o apelido de "Padre Voador" e passou a ser considerado o “Pai da Aerostação”, após o sucesso da experiência — lembrou Amin.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários