Sábado, 22 de Junho de 2024
Publicidade

Medida Provisória abre crédito para resgate de brasileiros no Oriente Médio

Crédito de R$ 50 milhões custeará transporte aéreo e materiais de apoio para os atingidos pelas ações de guerra

21/11/2023 às 11h09
Por: Redação Fonte: Agência Câmara
Compartilhe:
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Congresso Nacional analisa medida provisória que abre crédito extraordinário no Orçamento de 2023 para que o Ministério da Defesa possa custear as ações de resgaste e ajuda humanitária na região do conflito entre Israel e o grupo Hamas (MP 1196/23). O crédito é de R$ 50 milhões e será utilizado para transporte aéreo de pessoas, animais domésticos e materiais de apoio destinados às pessoas atingidas pela guerra.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores informou que, desde o início do conflito e até o dia 14 de novembro, a operação “Voltando em Paz” concluiu a repatriação de 1.477 brasileiros e familiares que estavam na região em 10 voos de Força Aérea Brasileira para Israel, Cisjordânia e Gaza.

Já o Ministério da Defesa informou que também foram transportados 53 animais domésticos. Foram mobilizados 150 militares e 37 profissionais de saúde, entre médicos, psicólogos e enfermeiros. “Além de resgatar nacionais, a operação também levou ajuda humanitária. Nas aeronaves da FAB, foram transportados purificadores de água portáteis, kits de medicamentos, insumos e mantimentos”, diz a nota da Defesa.

A medida provisória será analisada pela Comissão Mista de Orçamento e, em seguida, pelos Plenários da Câmara e do Senado até o dia 28 de fevereiro de 2024.

Saiba mais sobre a tramitação de medidas provisórias

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários