Sexta, 21 de Junho de 2024
Publicidade

O Grande Espetáculo de Natal 2023 consolida seu propósito de resgatar tradições

Com inspiração na região do Vêneto, o evento convida a comunidade a celebrar seus símbolos com união e pertencimento

09/11/2023 às 12h46
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Giovani Boff
Giovani Boff

A sétima edição de “O Grande Espetáculo de Natal” ocorre nos dias 25 e 26 de novembro, às 20h, em frente à Casa Magnabosco, em Caxias do Sul (RS). A inspiração para as apresentações de 2023 veio do Natal de Verona, cidade na região de Vêneto, na Itália, de onde vieram imigrantes que colonizaram o município.

O evento natalino promoveu uma renovação no seu formato a partir da edição de 2022 e, após o sucesso do ano passado, mantêm-se as duas sessões do espetáculo. De acordo com a diretora executiva e produtora cultural Cali Troian, esse modelo gera mais conforto para o público e amplia o acesso à comunidade. O espetáculo envolve o reconhecido Grupo Tholl, de teatro circense, juntamente com o elenco local, que inclui bailarinos e artistas profissionais, como também artistas em formação pelo Projeto Impulso, de Akacio Camargo, que atende crianças em vulnerabilidade social no bairro Planalto. Ainda, terá a participação do Coro da Unimed, que nessa edição contará com a participação especial da cantora Paola Delazzeri como solista. 

Para o espetáculo, serão disponibilizados dois mil lugares para o público assistir sentado, entre cadeiras e uma arquibancada, que será a novidade deste ano. Esse conforto também está na atenção à acessibilidade, onde a produção prevê  acesso facilitado para pessoas com deficiência, com uma área de embarque e desembarque sugerida na Rua Marquês do Herval, dando acesso direto a um espaço reservado. O espetáculo, também, terá interpretação em Libras e audiodescrição, além de transmissão on-line ao vivo nas duas noites pelo YouTube do Grande Espetáculo, quebrando barreiras geográficas. Esse é um dos grandes legados do evento, onde a inclusão e a acessibilidade permitem que mais espectadores se aproximem da celebração natalina que é, em si, universal de tantas maneiras.

Inspiração em Verona

Na cidade italiana, as celebrações natalinas são tradicionalmente realizadas na Piazza della Repubblica, com a ocupação do local pelos moradores e turistas, fazendo uma alusão à nossa Praça Dante Alighieri e à festividade e reunião de pessoas promovidas pelo espetáculo. Ainda, as populares feiras nas ruas italianas, com intuito de vender produtos artesanais, serviram como referência para a implantação do Mercado de Natal, que estará localizado na Rua Montaury, junto à estrutura do espetáculo, divulgando o trabalho de artistas autorais de moda, arte e design, com produções feitas à mão, enaltecendo a economia criativa e novos empreendedores. O Mercado de Natal tem assinatura da Le Marché, com curadoria de Lulu Alberti.

A identidade visual do cartaz que divulgará o espetáculo também é muito significativa. Criada pela ilustradora Laura Sonego, a ilustração simula artisticamente a ocupação do Centro de Caxias do Sul, trazendo elementos natalinos, como presentes e Papai Noel, porém de uma maneira mais desconstruída. 

Já as apresentações, realizadas por artistas do Grupo Tholl e por elenco local, retratam uma lembrança de um grande parreiral em que os turistas viajam por belezas, aromas e sabores das uvas e derivados. Segundo o diretor artístico do espetáculo, João Bachilli, do Grupo Tholl, esse sonho se transforma em um portal de luz para as festividades do Natal, onde serão revelados todos seus significados. “Representaremos essa força nas gigantes e graciosas pernas de pau, com os artistas brilhantes, em seus trajes reluzentes, ao mesmo momento é a luz que faz surgir cores. Trajes em ouro refletem e expandem nossa riqueza interior e a cena da Natividade, estilizada e emocionante, evidencia nosso maior bem, aquele que habita o nosso coração e nos dá forças para acreditar que a bondade é essência e que o nascimento d’Ele reluz em vida”, afirma Bachilli.

Outras cores também estarão presentes, como vermelho e verde, trazendo as festividades do Natal, e o prateado, surgindo nas estrelas que despencam dos céus para brilhar perante os olhos dos espectadores. Para os solos circenses, verdadeiras joias estão sendo confeccionadas com preciosismo de bordados e formas que lembram enfeites de Natal, além de serem apresentadas alusões aos brinquedos que fazem a alegria das crianças, como bonecas e bichinhos de pelúcia, dando o brilho de alegria e de inocência na chegada do Papai Noel. “Essa é nossa grande festa, o ritual de todos os anos em que recarregamos nossos sentimentos para emanar a luz de cada um de nós. Baseado no brilho e na luz, procurei um sentido de comunhão e doação de nossas belezas interiores em formas, tons e cintilância, afinal, é Natal”, celebra o diretor artístico.

Para o idealizador d’O Grande Espetáculo de Natal, Pedro Horn Sehbe, a consolidação e o engrandecimento desse projeto enchem a todos os envolvidos de orgulho e satisfação. “O espetáculo desse ano foi pensado para reforçar o espírito comunitário e para engrandecer a importância dos múltiplos simbolismos do Natal: a fé, a renovação da esperança, o amor ao próximo. O roteiro de encantamento e magia deixa cada ano maior, mais vivo, mais alegre e mais iluminado o coração de nossa cidade.”

Essa edição de “O Grande Espetáculo de Natal” tem financiamento do Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul. Possui patrocínio Diamante das Lojas Magnabosco, Unimed Nordeste/RS, Hyva e Andreazza, com apoio do Instituto Elisabetha Randon.

Ficha Técnica:

Idealização e Direção Geral: Pedro Horn Sehbe 

Direção artística: João Bachilli

Direção Musical: Ivan Montanha

Direção Executiva: Cali Troian

Elenco: Grupo Tholl + Coro Unimed + Projeto Impulso + Paola Delazzeri + Convidados

Sonorização e Iluminação: Progressiva Som e Luz

Mapping: Vita.art

Agência de Comunicação: Aeroplano

Assessoria de imprensa: Dinâmica Conteúdo Inteligente

Libras: Move

Audiodescrição: Imaginativa

Arquiteta responsável: Karina Dick

Planejamento e Gestão Cultural: Cali Gestão Cultural

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários