Domingo, 14 de Julho de 2024
Publicidade

Projeto inspira crianças e adolescentes a expressarem sua criatividade

Artista visual e educador, Dinas Miguel, promove concurso "Meu Pequeno Artista", que consiste nas releituras de suas obras em homenagem ao mês das ...

18/10/2023 às 10h36
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Com o intuito de incentivar a expressão artística, a criatividade e a imaginação das crianças e adolescentes, o artista visual e educador, Dinas Miguel, anuncia a segunda edição do projeto "Meu Pequeno Artista". Este concurso convida pequenos artistas a criarem suas próprias interpretações das obras de Dinas, que são conhecidas, principalmente, pela representatividade dos povos negros e indígenas.
 
Após a 1ª edição, em 2022, o projeto vem, novamente, convidar crianças e adolescentes a explorarem o mundo da arte, a fim de se expressarem e criarem novos caminhos. Nessa segunda edição, foram selecionadas seis obras do artista para releitura, cuja temática faz com que os participantes ampliem a sua visão e conhecimento de mundo e ainda tenham a oportunidade de explorar questões que não são discutidas com frequência, além de conhecer mais sobre as obras de Dinas Miguel.
 
Trata-se de um concurso destinado a levar crianças e adolescentes para conhecer, apreciar, se divertir e valorizar a diversidade étnico-racial, desenvolvendo assim um outro olhar e um senso crítico de pertencimento.
 
O lançamento da 2ª edição aconteceu no dia 24 de setembro e as inscrições se encerrarão no dia 22 de outubro, justamente no mês das crianças, como uma maneira de celebrar a imaginação e a criatividade dos pequenos artistas.
 
Dinas Miguel, cujo trabalho é amplamente utilizado por escolas e diferentes instituições de ensino como ferramenta pedagógica, acredita que as releituras de obras de arte podem expandir a visão e o conhecimento do mundo dos pequenos, além de ser uma excelente forma de comunicação. “Ela tem o poder de despertar para a aprendizagem, a descoberta, o prazer, o novo, o diferente, sendo assim instrumento de representação das concepções e percepções da criança e do adolescente no ambiente em que estão inseridos.”
 
Segundo o artista, a ideia não é ver quem é o melhor desenhista, pelo contrário, é ver quem traz mais espontaneidade e criatividade. “Queremos que as crianças tragam um novo olhar, uma nova visão, criando assim novas possibilidades."
 
O concurso se divide em duas categorias:
  • Categoria 1: idades de 5 a 10 anos.
  • Categoria 2: idade de 11 a 15 anos.
A participação é gratuita e as releituras podem ser enviadas pelas escolas, professores ou pelos responsáveis das crianças e adolescentes. Para participar, basta preencher uma ficha de inscrição juntamente com a autorização e fazer o envio da releitura.
 
Na primeira fase da avaliação, uma Comissão Julgadora composta por artistas, profissionais da educação e indígenas, designados por Dinas Miguel, avaliará as releituras e selecionará vinte finalistas de cada categoria.
 
Na segunda fase, as vinte releituras finalistas de cada categoria estarão disponíveis para votação online nas redes sociais de Dinas, aberta ao público. Além dos prêmios para os três primeiros colocados em cada categoria, que consistirão em materiais que possibilitem o estímulo de criação dos pequenos artistas, a instituição de ensino que mais incentivar a participação dos alunos também será premiada.
 
O artista compartilha sua motivação para o projeto: "A educação sempre esteve presente na minha trajetória, e a arte é uma ferramenta poderosa de transformação e articulação. Acreditamos que a arte, o ensino e o esporte podem mudar vidas e promover a amplitude do aprendizado."
 
Drix Fontenelle, artista plástica e professora de Artes da EMEF Eliane Benute, escola ganhadora da 1ª edição do concurso, elogia o projeto e incentiva professores e pais a participarem: "As crianças que participaram da primeira edição se sentiram representadas com as obras de Dinas, e produziram artes maravilhosas."
 
Matheus Honda Barros (10), ganhador da 1ª edição do concurso e estudante da EMEF Eliane Benute, situada em Taipas, São Paulo, compartilha sua experiência: "Foi muito legal participar. É uma competitividade aliada à diversão, eu ganhei vários materiais de arte e também uma tela pintada pelo Dinas Miguel"
 
Lorena do Santos Gomes (10), participante da 1ª edição, expressa seu entusiasmo pelo projeto e pelas obras de Dinas Miguel: "Gosto muito das artes do Dinas Miguel porque ele se inspira em pessoas negras, os desenhos que ele faz são muito bons."
 
O projeto "Meu Pequeno Artista" representa uma oportunidade para que crianças e adolescentes explorem sua criatividade e desenvolvam habilidades artísticas. É possivel conhecer um pouco mais sobre o projeto e realizar as inscrições, acessando o link.
 
Sobre Dinas Miguel: graduado em Artes Visuais e pós-graduado em Educação Ambiental. É idealizador e organizador do projeto social “Cultura e Conceito”. Ganhador do Prêmio Sabotage de Hip-Hop na categoria Melhor Grafiteiro e também pela relevância dos seus projetos em seu território. Realiza workshop de graffiti coletivo e pinturas ao vivo em eventos, além da sua grande experiência como arte-educador, realizando projetos em diversas instituições educacionais e empresariais. Seus trabalhos podem ser apreciados em diferentes cidades e países mundo afora. Com sua poética artística arraigada na cultura brasileira, vem se plasmando e interagindo na construção artística e pessoal da sociedade, pois sua arte representa toda a história do seu povo e sua ancestralidade. Sua grande missão é de “transformar pessoas e os lugares por meio de suas artes e projetos”.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários