
O forte calor que assolou o Ceará no mês de agosto ocasionou o derretimento de um trecho recapeado da CE-257, localizado no município de Santa Quitéria, a aproximadamente 229 km de Fortaleza. O incidente resultou em sérios danos ao asfalto na região.
Segundo a Superintendência de Obras Públicas (SOP), uma obra de recapeamento havia sido concluída há cerca de quatro meses, abrangendo uma extensão de 150 metros da pista. Em um comunicado, a SOP informou que seus técnicos foram enviados ao local e identificaram uma "patologia ocasionada pelo excesso de ligante asfáltico, aliada às altas temperaturas registradas na localidade".
O jornalista e radialista Thiago Rodrigues, ao fotografar o asfalto derretido, testemunhou a situação no último sábado, por volta das 13 horas. “Eu já tinha recebido o relato de que o asfalto, no dia anterior, estava tipo óleo”, relatou.
Ao caminhar pelo trecho danificado, uma marca de sua sandália ficou visível na superfície derretida. "Vi gente andando na ponta dos pés para não 'grudar' no asfalto. Nos comentários do site [A Voz de Santa Quitéria], teve gente relatando que pisou e ficou com os pés presos."
A SOP comunica que notificou a empresa responsável pelo serviço sobre os danos, e como a obra ainda está dentro do prazo de garantia, será refeito.
As altas temperaturas no Ceará são comuns no segundo semestre, particularmente durante o período conhecido como "BRO Bró", que abrange os meses de setembro, outubro e novembro. Essa época é caracterizada pela baixa nebulosidade e maior incidência de radiação solar na região.
Bruno Rodrigues, meteorologista da Funceme, explicou que a antecipação desse período com temperaturas elevadas poderá ser observada neste final de agosto, com características semelhantes às esperadas para os meses seguintes. Ele também destacou que as altas temperaturas tendem a ser mais pronunciadas no interior do estado, devido à menor umidade do ar e à ausência de ventos. O calor intenso deve persistir nos próximos meses, com outubro sendo o mês de maior destaque em termos de temperatura.
Mín. 24° Máx. 34°