Domingo, 18 de Janeiro de 2026

Oropouche: Doença com novos casos registrados em Roraima

A doença recebeu o nome de uma cidade onde foi identificada pela primeira vez na década de 1960

01/09/2023 às 14h51 Atualizada em 05/09/2023 às 10h56
Por: Alencar
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Oropouche é uma doença que afeta humanos. Ela é causada pelo vírus Oropouche (OROV), é transmitido principalmente por mosquitos, A doença recebeu o nome de uma cidade onde foi identificada pela primeira vez na década de 1960. E há registros frequentes da ocorrência de pessoas doentes na região da Amazônia, no Peru e em países do Caribe.

Os sintomas da doença incluem febre súbita, dor de cabeça, fraqueza, dor nas articulações, em alguns casos erupção cutânea e vômitos. Geralmente, a maioria dos pacientes se recupera completamente em algumas semanas, mas em alguns casos raros, a doença pode se tornar mais grave e causar complicações neurológicas.

Ciente da necessidade de ampliar a proteção da população do Estado, o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), está reforçando junto aos municípios a importância de aumentar o monitoramento de casos relacionados aos arbovírus, uma vez que já foram identificados 44 casos de Oropouche no estado de Roraima

Colabore com um grupo de acadêmicos respondendo o questionário abaixo. A sua opinião é muito importante para o levantamento de dados sobre o oropouche.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários