Na última segunda-feira (21), as Forças Armadas, em colaboração com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), efetuaram a prisão de um garimpeiro de 42 anos na comunidade de Palimiú, localizada na Terra Indígena Yanomami. Durante a Operação Ágata Fronteira Norte, que visa combater crimes ambientais. O homem foi encontrado portando cerca de 1,5 kg de cassiterita, além de uma série de outros itens ilegais.
A ação foi conduzida por uma equipe militar que, orientada por um servidor da Funai, localizou a barraca onde o garimpeiro estava. No local, foram apreendidos diversos materiais utilizados em atividades ilegais, incluindo motores de popa, motosserras, balanças de diversos tamanhos, uma balança de precisão, além de mantimentos e combustível. Uma televisão também estava entre os itens apreendidos.
O suspeito não ofereceu resistência durante a abordagem e foi conduzido a Boa Vista por uma aeronave das Forças Armadas. Posteriormente, ele foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal, onde deverá responder por suas ações na Terra Indígena Yanomami.
A Operação Ágata Fronteira Norte, que conta com a participação das Forças Armadas, Órgãos de Segurança Pública e Agências, tem como foco principal a repressão de crimes ambientais e transfronteiriços na região.
Mín. 24° Máx. 35°