Uma operação conjunta entre a Polícia Civil de Roraima (PCRR) e a Polícia da República Cooperativa da Guiana possibilitou o recambiamento de um caminhonete modelo Ranger, que havia sido furtada em Mucajaí, no dia 27 de dezembro de 2022, e levada para o país vizinho.
A Adjunta da Delegada-Geral, Darlinda de Moura Viana, informou que o chefe do Núcleo de Inteligência (NI) da PCRR, Ricardo Pedrosa, foi designado para se reunir com os vigilantes guianenses em Lethem, na Guiana, e agilizar o transporte do veículo até Boa Vista.
O encontro entre os presos de ambos os países e membros da Receita Federal da Guiana ocorreu em Bonfim, cidade brasileira, onde a caminhonete foi entregue para ser recambiada de volta à capital de Roraima.
Pedrosa explicouu que a ação de apreensão do veículo em território guianense foi realizada exclusivamente pela polícia de lá, enquanto o Núcleo de Inteligência atuou apenas como elo para os oficiais tratativos da entrega do veículo em solo brasileiro.
O chefe do NI afirmou que outras ações semelhantes podem ocorrer nos próximos dias. O veículo recambiado foi entregue na Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores Terrestres (DRRFVAT) para as devidas providências, como a perícia e a retirada das restrições do veículo, visando à restituição ao proprietário. O proprietário acompanhou a entrega do veículo em Bonfim.
Pedrosa destacou que foram estreitados os contatos com as forças de segurança e a Receita Federal da Guiana para possibilitar a apreensão e recambiamento de veículos pertencentes a brasileiros que podem ter sido furtados ou roubados e levados para aquele país. Além do caso do caminhonete Ranger, ele mencionou que uma SW4 roubada em Boa Vista já foi recuperada pela polícia guianense em Georgetown e será devolvida em breve.