Turismo Turismo
Interior do Mato Grosso é opção para conhecer as tradições juninas do estado
Região reúne tradições que receberam influências de países fronteiriços e pode ser opção para quem prefere fugir dos destinos mais procurados para ...
26/06/2024 11h42
Por: Redação Fonte: Agência Dino

Segundo dados do Ministério do Turismo, este ano as Festas Juninas devem movimentar cerca de 21,6 milhões de pessoas pelos Brasil, atraídas principalmente pelos destinos mais clássicos para a temporada. As festividades têm origem na cultura pagã, mas foram adotadas pela igreja católica pelo apelo popular e hoje estão entre as maiores comemorações realizadas em território nacional, perdendo apenas para o carnaval.

Para o turismo e a cultura imaterial do Brasil, estas festas têm grande importância pois ajudam na preservação das culturas locais de diferentes regiões e contribuem para um intercâmbio entre diversas tradições que aparecem em cada estado.

No Centro Oeste, por exemplo, as festas juninas receberam influências de países fronteiriços, principalmente o Paraguai. Com isso, além da quadrilha tradicional, dança-se o cururu, uma dança comum no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde violeiros se desafiam com rimas em uma roda de dança.

Os quitutes típicos também mostram essa mistura, com os populares bolo de milho, curau e arroz doce acompanhados de pratos regionais como Maria Isabel, misturado de arroz com carne-de-sol, além pé de moleque, curau e a sopa paraguaia, que apesar do nome se trata de um bolo de farinha de milho e queijo.

Para conhecer essas e outras características das festas do Mato Grosso, a capital Campo Grande reúne grandes eventos, com shows e programação intensa. Mas, para quem prefere o sossego e o contato com as tradições do campo, o interior do estado reúne festejos em cidades como Sorriso, Sinop, Rondonópolis e Lucas do Rio Verde, parte do cinturão verde do agronegócio.

Segundo os gerentes dos hotéis Transamerica FIT, as Festas Juninas são uma excelente oportunidade para impulsionar o turismo nas cidades. “Receber visitantes durante esse período festivo permite que eles conheçam a rica cultura local e contribui significativamente para a economia da região. Nossos hotéis estão preparados para oferecer uma estadia confortável, garantindo que todos aproveitem ao máximo as celebrações”, comentaram.