Saúde Hospital Federal
Roraima firma Parceria com Ministério da Saúde para implantação de Hospital Federal Universitário
O foco da reunião foi a análise das propostas do Governo Federal para transformar o Hospital das Clínicas, em um hospital universitário
17/10/2023 14h34 Atualizada há 2 anos
Por: Alencar
Foto: Divulgação/Ascom-Sesau

Na manhã desta segunda-feira, 16 de outubro, o governador Antonio Denarium se reuniu com o reitor da Universidade Federal de Roraima, Geraldo Ticianelli, acompanhado da equipe técnica do Ministério da Saúde e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares para discutir a implantação do Hospital Universidade Federal de Roraima. A secretária de Saúde, Cecília Lorenzon, e o deputado estadual Claudio Cirurgião também estavam presentes.

A reunião teve como foco a discussão das propostas do Governo Federal para transformar o Hospital das Clínicas, atualmente administrado pelo Governo do Estado, em um hospital universitário por prazo curto, passando a ser gerido pela União. Roraima agora faz parte do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que prioriza a consolidação e a reestruturação das universidades e dos hospitais universitários do Brasil.

O governador Antonio Denarium ressaltou a importância dessa ação conjunta, que trouxe resultados significativos para Roraima, com uma maior retenção de profissionais, ampliação da quantidade de atendimento, formação de acadêmicos e, em última análise, um ganho para todos os envolvidos.

Ele enfatizou que o Brasil já conta com 41 hospitais federais, mas na região Norte, apenas Roraima, Acre e Rondônia não têm um Hospital Federal Universitário. O governador destacou o esforço para estabelecer essa estrutura em Boa Vista, melhorando a qualidade dos serviços de saúde para a população.

Para o reitor Geraldo Ticianelli, essa ação agregará valor, aumentando o número de residências e melhorando a qualidade da assistência. Ele expressou sua satisfação por essa reunião que dá início ao processo de operacionalização do hospital através da UFRR em Roraima e agradeceu ao governador pela agilidade em auxiliar no processo. Ticianelli explicou que o Governo Federal terá aproximadamente um ano para absorver o Hospital das Clínicas, realizar concursos públicos e fornecer equipamentos essenciais.