Roraima Garimpeiros
PF e Ibama prende mais dois garimpeiros com ouro, mercúrio, arma e rádio em Terra Indígena Yanomami
Durante a operação, foram apreendidos sete gramas de ouro, um quilo de mercúrio, uma espingarda e equipamentos de rádio.
29/08/2023 14h00
Por: Alencar
Foto: Divulgação

Na sexta-feira (25), em uma operação coordenada entre as Forças Armadas, a Polícia Federal (PF) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ​​(Ibama), foram realizadas prisões de mais dois suspeitos de envolvimento em atividades de garimpo ilegal. A ação ocorreu durante um patrulhamento nas proximidades da comunidade de Palimiu, situada na Terra Indígena Yanomami (TIY), como parte da Operação Ágata Fronteira Norte.

Os indivíduos detidos foram encaminhados até Boa Vista, onde passaram por exames clínicos para verificar sua condição física e foram encaminhados à sede da Superintendência da Polícia Federal. Durante a operação, foram apreendidos sete gramas de ouro, um quilo de mercúrio, uma espingarda e equipamentos de rádio.

Essa ação é uma continuação do esforço repressivo contra crimes transfronteiriços e ambientais na Terra Indígena Yanomami, que já resultou na prisão de 143 pessoas desde o início da operação. Essas ações levaram a uma redução de aproximadamente 95% das atividades de garimpo ilegais na região.

A Operação Ágata Fronteira Norte é uma iniciativa conjunta que envolve Órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas. Ela foi estabelecida pelo Decreto nº 11.405, de 30 de janeiro de 2023, e posteriormente alterada pelo Decreto nº 11.575, de 21 de junho de 2023. Seu objetivo é combater diversas formas de criminalidade, incluindo a exploração ilegal de recursos naturais em terras indígenas.